As 7 lições do Bambu.

Por Michel D' Alberti.

De todas as parábolas japonesas pelas quais eu tenho profundo apreço, a Lição do Bambu é uma das que eu sempre levo constantemente comigo, procuro ensinar e aplicar na minha vida!

O Bambu na cultura oriental tem um papel muito importante pela sua beleza, possibilidades de uso em vários tipos de móveis, utensílios domésticos, instrumentos de caça, instrumentos musicais, entre tantas outras finalidades e também tem vários significados filosóficos em crenças religiosas e populares no Japão e China. 

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre as 7 lições que podemos refletir e aprender com o Bambu.

1° O bambu se curva, mas não quebra.

Esta é uma das lições mais importantes: A humildade diante dos problemas. O bambu balança muito com os ventos, da mesma forma, nós devemos ser flexíveis e tolerantes. Muitas pessoas preferem bater de frente com as situações e com as pessoas achando que sempre estão certas e isso sempre vai causar dor, a humildade do bambu ensina a se curvar diante as grandes ventanias.

É importante reconhecer os erros e saber pedir desculpas sempre que necessário.

2° Fragilidade aparente.

A fraqueza do bambu é apenas externa. A planta suporta diversas temperaturas, e as mais adversas situações climáticas. E assim devemos ser fortes para aguentar todas as dificuldades da vida buscando sempre ter fé em suas crenças

Jamais se esqueça da sua força interior, ela é quem mantém você firme.

3° Viver em comunidade.

Os bambus não são plantas solitárias. Da mesma forma, devemos cultivar o convívio familiar e as boas amizades. Devemos buscar os amigos, parentes, nossa comunidade religiosa ou pessoas que comungam de uma mesma forma e pensamentos para buscar formas e possibilidades de sermos úteis ao mundo, viver em comunidade é buscar o bem maior para todos, um mundo de utopia onde o amor deve ser mais compartilhado de todas as formas.

4° Não se abale pelos momentos difíceis.

A força do bambu está em seu tronco. É preciso ficar em pé, mesmo passando por dificuldades.

Devemos ter a força para aguentar todas as dificuldades e ficarmos em pé, pois essa foi umas das lições que o mestre nos ensinou.

 5° A sabedoria vem do vazio.

O interior do bambu é oco. Isso nos ensina que para absorver a sabedoria, precisamos tirar da nossa mente tudo aquilo que não presta. Com a mente vazia de coisas ruins, deixamos ela limpa para absorver o que importa e aí sim devemos preencher a mente com boas leituras, assistir palestras edificantes, praticar meditações, ouvir boas músicas e buscar na espiritualidade inspiração para encontrar formas de servir ao próximo.

6° Crescer e para o alto.

O bambu cresce muito e sempre para cima, principalmente em épocas de chuvas. E assim devemos ser na vida, ter mente aberta, devemos estudar, ter metas de crescimento, prosperidade, evoluir sempre. As vezes as estações de chuva chegam na nossa vida e é ai que não podemos parar pois  esse crescimento precisa ser contínuo pois o céu é o limite.

Assim somos nós: É preciso ter objetivos, lutar por eles e nunca interromper o crescimento.

7° Buscar a simplicidade.

O bambu não tem galhos. Nós perdemos muito tempo da nossa vida dando valor “aos galhos”, coisas insignificantes que não deveríamos dar atenção. Não devemos nos apegar a sentimentos tóxicos que paralisam a nossa vida. Devemos levar uma vida mais simples e sem complicação, muitas vezes nós mesmos paramos para pensar que no passado eu me preocupava com tantas coisas que hoje nem ligo mais e porque isso acontece? Talvez estejamos mais maduros, sábios e entendemos que no universo tudo tem um sentido e um motivo para acontecer nos trazendo lições e ensinamentos que tornam nossa vida mais simples.

Não devemos nos apegar a coisas que não nos levam a lugar algum.

Você conhecia as 7 lições do bambu? Gostaria de deixar seus comentários para que todos possam compartilhar também suas experiências e assim enriquecer esse artigo.

Deixe seu Comentário


Sonia Shigueko Yamanaka - 21/05/2022 11h15
Grande lição de vida... precisamos ser como o bambu...e isso no dia a dia ... gratidão 🙏 sempre.